domingo, 22 de abril de 2012

Postagem 1 das alunas: Thamara Monteiro e Cláudia Cunha



 O âmbito do orientador nas escolas

O orientador educacional trabalha diretamente com os alunos das instituições de ensino, visando ajudá-los a desenvolver sua personalidade e relação interpessoal. A ajuda dos professores é fundamental para que o orientador saiba o comportamento de cada estudante para poder desenvolver medidas de intervenções com estes. Este profissional trabalha também desenvolvendo propostas pedagógicas e organização da escola. Preza também pelo diálogo e convívio com a comunidade. 
A diferença principal entre o orientador e o professor é o ambiente onde trabalham. O professor age dentro da sala de aula visando o processo de ensino-aprendizagem, enquanto que o orientador não possui um currículo a seguir e portanto tem como compromisso a formação dos valores, atitudes e comportamento dos estudantes. Entretanto, a remuneração de ambos é semelhante.
Apesar de estar na LDB número: 5.692/71, no artigo 10: "será instituída obrigatoriamente a Orientação Educacional, incluindo aconselhamento vocacional em cooperação com os professores, a família e a comunidade", muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe. Pois logo adiante no Decreto 72.846 de 1973 a Legislação veio a regulamentar a Lei 5.564, de 1968, por meio de onze artigos, mantendo, porém, o artigo 1o da Lei 5.564, apenas substituindo as expressões "no âmbito das escolas e sistemas escolares de nível médio e primário" por "no âmbito do ensino de 1º e 2º graus." (PIMENTA, 1981, p. 101), ou seja, não é necessariamente obrigatório a presença do orientador educacional nas escolas de ensino básico.

O orientador educacional no Brasil. PASCOAL Miriam; HONORATO Eliane Costa; ALBUQUERQUE Fabiana Aparecida de. (texto complementar 2 de Gestão 2 - CEDERJ).

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