Postagem das (o) discentes/ grupo:
Eliseu
Molina Salles
Fabiana
Martins Cunha
Giulia
Ladislau Ferreira Pereira da Silva
PEDAGOGO ORIENTADOR
Segundo
Libâneo (2004) estamos redescobrindo a função do pedagogo, pois ela perpassa as
barreiras escolares, atuando onde quer que haja uma prática educativa,
abrangendo uma serie de espaços na sociedade. Em pleno século XXI, o pedagogo
deve mais do que nunca buscar o conhecer para valorização humana.
Ainda,
vários são os campos de atuação do pedagogo dentro e fora da escola, mas aqui
falaremos apenas do pedagogo escolar, sendo ele um especialista em métodos e
técnicas que promovam o processo ensino-aprendizagem, especificamente do Pedagogo Orientador.
Sua
atuação atualmente não se baseia na importância do individual de antes,
passa-se, agora, a valorizar coletivo, sem esquecer a diversidade de pessoas e
pensamentos, pois vivem em contextos sociais diferentes e têm maneira própria
de pensar. Atualmente o Orientador Educacional, no discurso de Grinspun (2010,
p. 31), não atua mais pela obrigação.
Grinspun
(2003) ressalta ainda, que o trabalho do Orientador deve estar ligado a todas
as áreas da escola onde todos trabalham em prol de único objetivo que é o de
fazer uma escola que sirva aos propósitos da atual sociedade no que tange as
exigências de formação de alunos e professores críticos e autônomos. Para ele,
O
principal papel da Orientação será ajudar o aluno na formação de uma cidadania
crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto pedagógico.
Isso significa ajudar nosso aluno ‘por inteiro com utopias,
desejos e paixões. [...] a Orientação trabalha na escola em favor da cidadania,
não criando um serviço de orientação para atender aos excluídos [...],
mas para entendê-lo, através das relações que ocorrem [...] na instituição
Escola. (GRINSPUN, 2003, p. 29)
Concluindo,
podemos considera o que diz Grinspun (2003, p. 29), o papel do "Orientador
Educacional na sua dimensão diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade
do aluno, trazendo-o para dentro da escola, no sentido de melhor promoção do
seu desenvolvimento." Com isso, a Orientação Educacional não
existe para padronizar os alunos como ajustados, disciplinados ou responsáveis.
O importante é a singularidade dentro da diversidade.
Fontes e
mais informações em:
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