sábado, 21 de abril de 2012


Postagem das (o) discentes/ grupo:
Eliseu Molina Salles     
Fabiana Martins Cunha    
Giulia Ladislau Ferreira Pereira da Silva   

PEDAGOGO ORIENTADOR

Segundo Libâneo (2004) estamos redescobrindo a função do pedagogo, pois ela perpassa as barreiras escolares, atuando onde quer que haja uma prática educativa, abrangendo uma serie de espaços na sociedade. Em pleno século XXI, o pedagogo deve mais do que nunca buscar o conhecer para valorização humana.

Ainda, vários são os campos de atuação do pedagogo dentro e fora da escola, mas aqui falaremos apenas do pedagogo escolar, sendo ele um especialista em métodos e técnicas que promovam o processo ensino-aprendizagem, especificamente do Pedagogo Orientador.

Sua atuação atualmente não se baseia na importância do individual de antes, passa-se, agora, a valorizar coletivo, sem esquecer a diversidade de pessoas e pensamentos, pois vivem em contextos sociais diferentes e têm maneira própria de pensar. Atualmente o Orientador Educacional, no discurso de Grinspun (2010, p. 31), não atua mais pela obrigação.

Grinspun (2003) ressalta ainda, que o trabalho do Orientador deve estar ligado a todas as áreas da escola onde todos trabalham em prol de único objetivo que é o de fazer uma escola que sirva aos propósitos da atual sociedade no que tange as exigências de formação de alunos e professores críticos e autônomos. Para ele,

O principal papel da Orientação será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto pedagógico. Isso significa ajudar nosso aluno ‘por inteiro com utopias, desejos e paixões. [...] a Orientação trabalha na escola em favor da cidadania, não criando um serviço de orientação para atender aos excluídos [...], mas para entendê-lo, através das relações que ocorrem [...] na instituição Escola. (GRINSPUN, 2003, p. 29)

Concluindo, podemos considera o que diz Grinspun (2003, p. 29), o papel do "Orientador Educacional na sua dimensão diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade do aluno, trazendo-o para dentro da escola, no sentido de melhor promoção do seu desenvolvimento." Com isso, a Orientação Educacional não existe para padronizar os alunos como ajustados, disciplinados ou responsáveis. O importante é a singularidade dentro da diversidade.

Fontes e mais informações em:



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