domingo, 22 de abril de 2012

Postagem 2 das alunas Thamara Monteiro e Claudia Cunha




 Supervisão Escolar e a Qualidade da Educação

 Educar é uma tarefa que exige comprometimento, autenticidade e continuidade. As mudanças não se propagam em um tempo imediato e as transformações são decorrentes de ações, porém, as ações isoladas não surgem efeito. É preciso que o trabalho seja realizado em conjunto, onde a comunidade participe. Um dos assuntos que vem sendo discutido é a educação no seu sentido de formação humana.
E neste contexto, cresce a importância do supervisor educacional,  uma  pessoa que procure direcionar o trabalho pedagógico na escola para que se efetive a qualidade do processo educacional. O Supervisor Escolar é especializado em manter a motivação dos corpo docente, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a e professores e a interação com a comunidade na qual se insere.
Acredita-se na viabilidade de fazer do ambiente escolar um espaço construtivo, que desperte o interesse do educando para aprender e fazer do professor um mediador do saber. Para isso, é necessário ignorar as velhas práticas educacionais e acreditar na possibilidade de construir uma sociedade onde o homem tenha consciência do seu papel e da sua importância perante o grupo.
Acreditar que existem falhas no sistema educacional é a melhor maneira de redimensionar o trabalho e assumir o compromisso de fazer do trabalho educacional uma meta a ser atingida por todos.
Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado.
Contudo, a ação supervisora tornar-se-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente. A nova realidade exige que a função do supervisor educacional assuma um parecer diferente do que era conceituada na escola tradicional.
Para que a escola possa cumprir  o papel, será necessário investir na mudança de atitude do seu professor, do supervisor, no sentido de criar condições que favoreçam este elo, tendo como objetivo a valorização e a cultura do aluno e busque promover o diálogo com a cultura erudita.
Sem dúvida, é imprescindível a presença do supervisor, como instigador da capacitação docente, destacando a necessidade de adquirir conhecimento e condições de enfrentar as dificuldades próprias de sua profissão, como também, estar preparado para administrar as constantes mudanças, no contexto escolar.
Deve, portanto, assumir explicitamente o compromisso de educar os seus alunos dentro dos princípios democráticos. Ela precisa ser um espaço de práticas sociais em que os alunos não só entrem em contato com valores determinados, mas também aprendam a estabelecer hierarquia entre valores, ampliam sua capacidade de julgamento e realizam escolhas conscientes, adquirindo habilidades de posicionar-se em situações de conflito.

Fonte

http://www.slideshare.net/gelcy/superviso-escolar-e-educao-digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxCFN1vrD5z3-0nnsXvcuEC0G6N_j6tzJ02pFkOxqlxfaDqaBgqOT3YDxRBS56nd6TZoh45j8Bclxt0oru-0HZ6Yh0VaDpcxj1wUoTYu2QzLf9-Darp31NEnq8H-Rb2f7a7DJlZGo3AT5h/s1600/FRIDJHDHGGG+modified.bmp








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