Supervisor Escolar ou
Educacional, no contexto escolar.
O processo educativo envolve uma diversidade de fatores interligados que
possuem uma grande abrangência humana e social. Os fatos que ocorrem
durante esse processo necessitam ser tratados adequadamente, ou seja, de forma
correta e no momento exato. E, em educação, para que isso possa acontecer é
indispensável que se tracem linhas de ação definidas e coerentes. O acaso não
pode figurar, nem deve, como única fonte de estímulo e direção da ação
educativa.
As diferenças individuais e a diversidade de fatos que ocorrem no
processo educacional sistematizado, do qual a escola detém a maior
responsabilidade, leva a constatação da importância da unificação de esforços
da mesma, em termos de consecução dos fins da educação. Surge, então, no
contexto escolar, a necessidade de um profissional que, uma vez organizado,
possa propiciar atividades de planejamento, de orientação, de acompanhamento,
de controle e de avaliação, em relação à ação docente.
No contexto de cada sistema de ensino, este profissional é o Supervisor
Escolar ou Educacional. Há ainda, quem o denomine Coordenador Pedagógico. Este
profissional, responsável pelo Serviço de Supervisão Escolar - SSE, deve
estruturar e dinamizar suas ações levando em conta aspectos que facilitem a
busca pela melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, tendo sempre em vista
o aperfeiçoamento do processo educativo.
Muitas são as razões que, traduzidas em necessidades, são apresentadas como determinantes básicos da importância de uma adequada estruturação e dinamização do Serviço de Supervisão Escolar.
Muitas são as razões que, traduzidas em necessidades, são apresentadas como determinantes básicos da importância de uma adequada estruturação e dinamização do Serviço de Supervisão Escolar.
Entre elas, destacam-se:
ü A necessidade de garantir a observância da política e da filosofia
educacional vigente;
ü A necessidade de manter, a nível de escola, a unidade, a sequência e a
integração curriculares, com relação às séries, aos conteúdos e à metodologia
adotada;
ü A necessidade de estimular a manutenção de um clima favorável ao
processo educativo;
ü A necessidade de favorecer a realização do professor como pessoa, como
profissional responsável pelo processo ensino-aprendizagem, como educador,
ligado diretamente ao aluno;
ü A necessidade de promover a renovação do professor como dinamizador de
uma metodologia de ensino, como especialista de uma área do conhecimento, como
elemento de divulgação de cultura.
Essas, entre outras razões, nos levam a situar o Serviço de Supervisão
Escolar como um serviço de fundamental importância para a consecução do
processo ensino-aprendizagem e a efetivação do processo educativo na escola e
no sistema de ensino, bem como, é justificável pensar o mesmo do profissional
responsável pelo SSE.
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